Segunda-feira, 1 de março de 2021
informe o texto

Notícias | Brasil

PF investiga ligação de milícia com candidatos às eleições municipais do Rio

12/11/2020 - 08:35

CNN Brasil

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (12) a Operação Sólon, que investiga a prática de formação de organização criminosa e lavagem de dinheiro ligados a crimes eleitorais na cidade do Rio de Janeiro.

Os agentes cumprem 12 mandados de busca e apreensão em residências, comitês de campanhas e empresas ligadas aos envolvidos.

A corporação identificou que integrantes de uma das maiores milícias do Rio estariam almejando cargos no Legislativo e no Executivo nas eleições de 2020, "para retomar o poder que possuíam na zona oeste do município", segundo a PF.

Um dos alvos da ação desta manhã é o ex-vereador Jerônimo Guimarães Filho, conhecido como Jerominho. Ele já foi detido em 2007, condenado e preso por quase 11 anos acusado de chefiar uma das maiores milícias da capital fluminense, com reduto em Campo Grande, na zona oeste. O irmão de Jerominho, Natalino, também é alvo.

Além disso, por meio da análise de Relatórios de Inteligência Financeira (Rifs), foram observadas "movimentações financeiras atípicas nas empresas ligadas aos investigados". Esse dinheiro provavelmente seria destinado aos gastos de campanhas eleitorais, informou a Polícia Federal.

Os suspeitos podem responder pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e outros ligados a crimes eleitorais. 

Em razão da lei que proíbe o cumprimento de mandados de prisão contra candidatos faltando menos de 15 dias para as eleições – e de eleitores a menos de 5 dias do pleito –, não há realização de prisões na ação desta quinta.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 

Contato

(66) 98452-5192

+44 7915 428861

Confresa - MT 78652-000

Newsletter

Sitevip Internet